Divulgação Ascom Obmep - Estudantes universitários do Brasil conquistam importante resultado na IMC
31/07/2009 - 07:55
Estudantes brasileiros conquistaram uma medalha de Ouro, sete de Prata e de Bronze e quatro Menções Honrosas na 16ª Competição Internacional de Matemática para Estudantes Universitários (IMC), que terminou ontem (30), na Hungria.
O estudante Rafael Daigo Hirama do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) conquistou a Medalha de Ouro. Participam anualmente da Olimpíada alunos de mais de 80 instituições de ensino superior, entre as apontadas conmo as mais prestigiadas do mundo como a Princeton, Cambridge, École Polytechnique, Instituto Max Planck, Instituto Technion, Oxford University, Universidade Complutense de Madri e Universidade de Moscou.
A IMC reúne alunos de 150 instituições de 40 países, que cursam entre o primeiro e quarto ano da graduação e que não tenham outro título universitário. A prova é aplicada em dois dias consecutivos. Os problemas incluem questões de Álgebra, Analise Real e Complexo e Combinatória.
IMC
O Brasil participa da competição desde 2003 e já conquistou 54 medalhas, sendo uma de ouro especial (Grand First Prize), oito de ouro, 18 de prata e 23 de bronze. A participação nacional na competição é organizada por intermédio da Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM), iniciativa que desempenha um importante papel em relação à melhoria do ensino e descoberta de talentos para a pesquisa em Matemática nas modalidades de ensino fundamental e médio nas escolas públicas e privadas do Brasil. A OBM é um projeto conjunto da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (Impa/MCT) e tem o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCT), do Instituto do Milênio Avanço Global e Integrado da Matemática Brasileira e Academia Brasileira de Ciências.