O Museu de Astronomia e Ciências Afins (Mast/MCT), no Rio de Janeiro, apresenta amanhã (11) no Cine Ciência o primeiro filme da saga Jornada nas Estrelas (Star Trek – The emotion picture!), de 1979. No filme, dirigido por Robert Wise, a nave USS Enterprise e seus tripulantes, comandados pelo almirante James T. Kirk (William Shatner), tentam impedir um alienígena que avança em direção à Terra após destruir três poderosos navegadores Klingon.
A sessão, exibida no auditório do Museu, é seguida por debates nos moldes dos que ocorre em cineclubes de ciência e ficção científica. A entrada é franca e a classificação indicativa é de 16 anos. A exibição começa às 16h, mas os espectadores precisam retirar senha na recepção 30 minutos antes, devido à capacidade máxima do local - 45 pessoas. O Mast fica à Rua General Bruce, 586, Bairro Imperial de São Cristóvão.
Das 16h às 17h, os visitantes poderão conhecer o conjunto arquitetônico histórico, o Sistema Solar em Escala, as cúpulas de observação celeste e a coleção de instrumentos científicos do Museu de Astronomia
em uma Visita Orientada por mediadores. Já a partir das 18h30, ocorre o Programa de Observação do Céu, realizado por meio dos telescópios do Mast. Com a ajuda de um astrônomo ou de mediadores, é possível identificar aglomerados de estrelas, nebulosas, estrelas duplas, planetas e a Lua.
Já no domingo (12), é a vez de as crianças se divertirem na oficina Brincando de Matemático. Neste mês, sob orientação de um matemático, os visitantes farão atividades que desenvolvem o raciocínio lógico, com vários desafios, enigmas e as tradicionais Torres de Hanói, um quebra-cabeça que consiste em uma base contendo três pinos, em um dos quais são dispostos alguns discos em ordem crescente de diâmetro, de cima para baixo.
Todas as atividades do Mast são gratuitas. No entanto, para participar do Cine Ciência, da visita orientada ou da oficina Brincando de Matemático, os interessados precisam chegar ao Museu com 30 minutos de antecedência para retirar senha.