Termina no domingo, dia 12, o prazo para inscrição de propostas de atividades científicas na área de biocombustíveis para o Programa de Cooperação Brasil e União Européia. As propostas devem ser encaminhadas sob a forma de projeto ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCT), exclusivamente via internet. O Formulário de Propostas On-Line está disponível na Plataforma Carlos Chagas no site do CNPq. O interessado deve enviar dois arquivos independentes - um em português e o outro em inglês. Os formatos permitidos são: doc, pdf, rtf ou post script, limitados a 1.5 MB (um e meio magabytes).
As propostas devem focar a área de desenvolvimento de novas tecnologias para a produção de biocombustíveis de segunda geração. Os projetos devem propiciar melhorias e avanços tecnológicos para matérias oriundas da biomassa, técnicas de conversão, integração de processos e sustentabilidade.
Programa
O acordo foi assinado entre o Brasil e a Comunidade Européia em 2004 e promulgado em 2007. O objetivo é dar apoio financeiro, por meio de seleção, a projetos de atividades de pesquisas científicas, tecnológicas ou de inovação.
A seleção das propostas será feita em três etapas: A Etapa I consiste em análise de mérito de acordo com os critérios do item 2 do edital, realizada por consultores ad hoc indicados pela presidência do CNPq.
Na Etapa II, o Comitê Assessor – formado por pesquisadores e especialistas do Brasil e do exterior nomeados pelo presidente do CNPq e pela Diretoria Geral de Pesquisas da União Européia – julgará as propostas admitidas de acordo com os editais brasileiros e europeus. A última fase, Etapa III, será a análise feita pela Diretoria Executiva do CNPq, observando as coordenadas dos editais e das recomendações do Comitê Assessor (BR-UE). A Diretoria Executiva do CNPq também é responsável pela decisão final sobre a aprovação das propostas dentro dos limites orçamentários do edital.
Informações sobre os procedimentos de inscrição, prazos de envio de propostas e divulgação de resultados e limites orçamentários estão disponíveis aqui.