C A-    A+ A    A    A
   buscar    busca avançada Mapa do site Fale Conosco  
   

imagem
Dia Mundial do Meio Ambiente tem extensa programação no MPEG
02/06/2009 - 09:06

Em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, na sexta-feira (5), o Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG/MCT) apresenta um conjunto de atividades especiais promovidas pelo Serviço de Educação e Extensão (SEC), pelo Núcleo de Visitas Orientadas do Parque Zoobotânico (Nuvop/SEC) e pelo grupo da Coleta Seletiva Solidária.

Nuvop

A programação começa hoje (2) com as atividades que o Nuvop, em parceria com o Serviço do Parque Zoobotânico (SPZ), promove na Fundação Pestalozzi. Essas atividades, que estão programadas para iniciar às 8h30, terão plantio de espécies ameaças de extinção, como o Cumaru e o Pau-Rosa, bem como uma animação cultural sobre o tema meio ambiente, com o arte-educador Marcos Kisuki,

Amanhã (3) e quinta-feira (4), também a partir das 8h30, a programação do Nuvop segue com a oficina Minha Escola, Minha Casa, que ocorre no Espaço Cultural Raízes (Bambuzal), no Parque Zoobotânico. Direcionada para instrutores, professores e mães de alunos da Fundação Pestalozzi, as atividades têm uma oficina de confecção de bolsas ecológicas feitas de materiais reciclados, facilitada pela artesã Gracy Linhares. O objetivo é chamar a atenção para questões ambientais por meio da reciclagem de materiais orgânicos.

Para encerrar as atividades, na sexta-feira (5), o Parque  Zoobotânico recebe a visita das crianças do abrigo Euclides Coelho, que serão guiados pela equipe do Nuvop/SEC e pelo SPZ numa visita diferenciada, intuindo uma integração com a fauna e a flora do Zoobotânico.

Essa programação está ligada aos projetos Educação e Conservação de Espécies Aromáticas Nativas da Amazônia e O Jardim Botânico vai à Escola, que ocorre em parceria com a Rede Brasileira de Jardins Botânicos.

Campus de Pesquisa

Ainda no dia 5 ocorre, mas desta vez no Campus de Pesquisa do Museu, um dia inteiro de atividades dedicadas ao meio ambiente. Promovidas pelo Grupo de Coleta Seletiva Solidária do MPEG, em parceria com o Instituto Tecnológico e Ambiental da Amazônia (Itam) e a Faculdade Metropolitana de Belém (Famaz), essas atividades buscam, além de mostrar a parceria que o MPEG desenvolve com essas instituições particulares, reforçar a importância de cuidar do meio ambiente e preservar os recursos naturais.

As atividades no Campus começam às 8h com uma Trilha Ecológica pelas dependências do Museu, que focará na questão dos resíduos sólidos liberados no meio ambiente. Seguindo, às 9h haverá a plantação de espécies vegetais, como o Pau-Preto, e às 10h se realiza uma oficina sobre Sabão Ecológico, com Eli Araújo Potiguara.

À tarde, haverá a partir das 14h, a apresentação de vídeos e exposição de trabalhos sobre meio ambiente (Itam, Famaz e MPEG); a palestra Água e o Planeta, com a engenheira ambiental Maridalva Mendes Ribeiro; e encenação de Seres Encantados: uma viagem ao imaginário amazônico, organizada equipe do Nuvop/SEC.

Essa programação, que tem a coordenação da bolsista Rosana Nascimento do MPEG/Coordenação de Ciências da Terra, será realizada no auditório Paulo Cavalcante, do Campus de Pesquisa do MPEG. É aberto ao público e os interessados devem inscrever-se mediante a doação de 1 kg de alimento não perecível, que será revestido à Associação de Catadores de Materiais Recicláveis de Águas Lindas. Informações: 3217-6155.

Serviço de Educação

O SEC realiza, nos dias 4 e 5, oficinas de papel reciclado, sob a orientação de Edileuza Sodré e Thiago Guedes. Voltada para crianças, as oficinas são abertas ao público e ocorrem das 14h30 às 17h, na Biblioteca Clara Galvão, no Parque Zoobotânico. Há 15 vagas e os interessados podem se inscrever na própria biblioteca. Outras informações pelo telefone (91) 3249-0760.

Já no sábado (6), se realiza o Programa Natureza, atividade semelhante a um programa de auditório interativo, apresentado pelo personagem Macaco Ximbica, que promove gincanas, jogos e distribuirá brindes. A atividade, que também é aberta ao público, começa às 9h, no Espaço Raízes (Bambuzal), no Parque Zoobotânico do Museu.

Dia Mundial do Meio Ambiente

A data foi criada em 1972, na Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente, em Estocolmo, na Suécia. O intuito da data é conscientizar o mundo sobre os danos contra a natureza. Em 1981, o governo brasileiro criou também a Semana Nacional do Meio Ambiente.

Esplanada dos Ministérios, Bloco E,
CEP: 70067-900, Brasília, DF Telefone: (61) 2033-7500
Copyright © 2012
Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação