A Financiadora de Estudos e Projetos (Finep/MCT) divulgou a 10ª Chamada Pública de Fundos Inovar, fixando em 10 de junho o prazo máximo para que gestores e administradores de fundos de venture capital (capital empreendedor) e private equity (investimentos em empresas fechadas) apresentem propostas de capitalização.
De acordo com o edital da chamada, estão aptas a pleitearem investimentos empresas que exerçam ou pretendam exercer as funções de administrador e/ou gestão do fundo, com autorização da Comissão de Valores Mobiliários (CVM), para prestar serviços de administração de carteira de valores mobiliários.
O resultado da pré-qualificação do processo será divulgado a partir do dia 16 de junho. Uma semana depois – entre os dias 22 e 26 de junho – os aprovados na primeira etapa deverão se submeter à avaliação da banca do programa.
Segundo Janaina Prevot, chefe do departamento de investimentos em fundos da Finep, a intenção é continuar investindo no chamado venture capital, ou capital empreendedor. Ela assinala que a participação dos fundos de venture capital e private equity tem contribuído de forma decisiva, nos últimos anos, para o crescimento de companhias brasileiras. “Elas desenvolvem sua governança corporativa, aumentando a competitividade”, diz a executiva.
O Inovar, que completou nove anos este mês, é uma ação estratégica da Finep com o objetivo de promover o desenvolvimento das pequenas e médias empresas de base tecnológica, por meio do desenvolvimento de instrumentos para o seu financiamento. De 2008 até 2010, a agência destina R$ 330 milhões para cerca de 25 fundos de investimento nas três modalidades abarcadas pelo projeto que, além de venture capital e private equity, também inclui o capital semente (seed money), voltado para empreendimentos nascentes.