A Semana Nacional dos Museus tem uma programação especial no Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG/MCT), com exposições da história de vários personagens do Goeldi e apresentação dos produtos das oficinas realizadas no Parque Zoobotânico.
A mostra se realiza no domingo (24), no entorno do Espaço Raízes. O Serviço de Educação e Extensão Cultural (SEC) é responsável pela organização.
Coordenando parte dessas atividades, a bióloga e educadora Filomena Secco, do SEC, conta que será um encontro de gerações. "Os projetos que coordeno atendem a crianças, adolescentes e a terceira idade. Nesse dia vamos unir essas gerações, integrando e interagindo os grupos" ressalta.
Com um grupo regular de 25 pessoas, o projeto Potencialização e Valorização do Saber do Idoso: uma proposta socioeducativa para a terceira idade apresenta os resultados das atividades desenvolvidas em 2008 com os idosos no Museu Goeldi. Durante todo ano são realizados cursos, oficinas, palestras, sessões de vídeos, dinamização de cartilhas e jogos educativos sobre a fauna, flora e sócio-biodiversidade da Amazônia com o intuito de melhorar a auto-estima e tirar os idosos da ociosidade. "É uma trabalho maravilhoso, temos excelentes resultados", diz Filomena.
Os visitantes poderão ver os trabalhos realizados por este projeto. "Serão apresentados Grafismo em cuias, embalagens de miriti, arte plumária indígena, pintura em tecido, bijuterias com sementes etc". Filomena também apresentará a Coleção Didático-Científica Emília Snethlage do MPEG, formada por peças que representam áreas tradicionais de pesquisa do Museu Goeldi como a zoologia, a botânica, a antropologia e a geociências.
A Semana Nacional dos Museus também tem outras atividades, como o Programa Natureza, coordenado pelo arte-educador Alcemir Aires, que mostra a importância e o trabalho do Parque do Museu Goeldi. Outra atividade é a Dinamização do Carro da Leitura, coordenado pela bibliotecária Edileusa Sodré, que fará a exposição de publicações relacionadas à instituição. A Trilha da Memória, tendo a especialista em turismo Ana Cláudia dos Santos da Silva como coordenadora, promove um passeio pela história de vários personagens do Museu.
Na Semana também será feita a divulgação do Prêmio Márcio Ayres Para Jovens Naturalistas, concurso que estimula estudantes do ensino médio e fundamental para desenvolver observações e trabalhos científicos. O concurso, criado pelo MPEG e pela organização não-governamental Conservação Internacional do Brasil, está em sua quarta edição e tem como tema a Biodiversidade da Amazônia. Os organizadores distribuirão o Manual, Regulamento e do Guia do Educador. A inscrição já está aberta no endereço www.museu-goeldi.br/biodiversidade/premio ou no endereço eletrônico premio@museu-goeldi.br