C A-    A+ A    A    A
   buscar    busca avançada Mapa do site Fale Conosco  
   

imagem
Congresso Nacional comemora 50 anos do Tratado Antártico
Clique para ver todas as fotos de Congresso Nacional comemora 50 anos do Tratado Antártico
José Cruz/Agência Senado - Luiz Barreto representou o MCT na cerimônia de 50 anos do Tratado Antártico
08/05/2009 - 07:55

A Câmara dos Deputados e o Senado Federal fizeram ontem (7) sessão solene do Congresso Nacional em homenagem aos 50 anos do Tratado Antártico. O secretário de Políticas e Programas de Pesquisa e Desenvolvimento (Seped), do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), Luiz Antonio Barreto de Castro, representou o ministro Sergio Rezende.

“Venho aqui dizer que o MCT vai mobilizar o seu contingente para estudar a Antártica”, salientou Luiz Antonio Barreto de Castro. O secretário explicou que o desenvolvimento da pesquisa na região é importante para entender melhor como ocorrem, por exemplo, as mudanças climáticas.

Luiz Antonio Barreto de Castro agradeceu o empenho dos deputados e senadores em garantir mais recursos para a ciência no continente gelado. Para este ano, estão previstos investimentos oriundos de emendas parlamentares da ordem de R$ 15 milhões, além de R$ 9 milhões do MCT. Entretanto, o secretário pediu mais recursos para o setor, apesar da crise econômica mundial. “O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, deu um excelente exemplo aplicando mais recursos em ciência e tecnologia. E olha que é o País que mais sofreu”, destacou.

Signatário do Tratado Antártico desde 1975, a presença brasileira no continente gelado vem se intensificando desde 1983, quando o País passou a ser membro consultivo e com direito a voto. “Foi o pontapé inicial para o desenvolvimento da pesquisa na Antártica”, explica Maria Cordelia Soares Machado, coordenadora geral de biodiversidade do MCT.

Hoje, o País já enviou uma missão ao interior da Antártica e tem duas redes de pesquisas, uma para estudar a influencia do continente gelado nas mudanças climáticas no mundo e a outra, no meio ambiente.

Parlamentares

O senador Cristovam Buarque (PDT-DF), autor do requerimento e presidente da Frente Parlamentar do Proantar, destacou a importância das pesquisas que são realizadas no continente para o desenvolvimento da ciência do Brasil e do mundo. Ele afirmou que o Brasil só tem a ganhar com as pesquisas, observando como o atraso das investigações científicas de um País atrapalha o desenvolvimento.

O presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), manifestou satisfação com a comemoração dos 50 anos do Tratado Antártico, que considera como uma clara demonstração do quanto a pesquisa científica brasileira se desenvolveu nesses últimos anos.

Esplanada dos Ministérios, Bloco E,
CEP: 70067-900, Brasília, DF Telefone: (61) 2033-7500
Copyright © 2012
Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação