Membros do governo e da comunidade acadêmica e científica do Brasil e dos Estados Unidos irão analisar e debater, na perspectiva bilateral, a pesquisa e o desenvolvimento como a semente para a inovação no 1º Laboratório de Aprendizagem em Inovação 2009, realizado pelos dois países.
A vice-presidente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCT), Wrana Panizzi, representa a agência proferindo a palestra Construindo a base de talento para a pesquisa de ponta, nesta quinta-feira (23).
Os debates, que ocorrem na sede da Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (Fiergs), em Porto Alegre (RS), serão focados em investimentos, talento e políticas voltadas ao estímulo da capacidade de pesquisa no Brasil e nos EUA. As descobertas desse laboratório, e os cinco laboratórios subsequentes que serão organizados este ano, produzirão ideias novas, análises da realidade atual, construção de consenso e recomendações de ação, tanto para o setor público quanto privado.
O encontro é o primeiro de uma série de seis laboratórios que a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), o Conselho de Competitividade dos EUA (CoC) e o Movimento Brasil Competitivo (MBC) organizarão este ano, alternadamente, no Brasil e nos Estados Unidos. Os resultados destes laboratórios contribuirão para os debates da 2ª Conferência sobre Inovação Brasil-EUA, que a ABDI, CoC e MBC organizarão em março de 2010, na Universidade de Georgetown, em Washington. O primeiro congresso foi realizado em julho de 2007, em Brasília.