Os 301 medalhistas de ouro da 4ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep) foram homenageados ontem (15), na cerimônia nacional de premiação, realizada no auditório Greenhalgh, da Escola Naval, no Rio de Janeiro. Além de premiar os vencedores o evento também marcou o lançamento da 5ª edição da Olimpíada, que tem como meta superar 20 milhões de participantes.
As medalhas foram entregues pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, pelos ministros, da Ciência e Tecnologia, Sergio Rezende, e da Educação, Fernando Haddad, e pelo diretor do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa/MCT), César Camacho. Já as medalhas de prata e bronze serão entregues nas cerimônias estaduais.
Mais de 18 milhões de estudantes de 40 mil escolas da rede pública participaram da 4ª Obmep, que é uma iniciativa do MCT, do MEC, do Impa e da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM). A ação é voltada para estudantes e professores de instituições públicas e está inserida no Eixo 4 do Plano de Ação de Ciência, Tecnologia e Inovação para o Desenvolvimento Nacional (PAC,T&I 2007-2010).
Após a entrega da premiação o presidente Lula parabenizou os organizadores, professores e alunos. Segundo ele, mais uma vez, a Obmep cumpriu a missão de motivar estudantes em todo o País. “A realização dessa Olimpíada é um sonho se realizando. Aos poucos vamos fazendo a sociedade compreender que nenhuma obra é mais importante e tem mais significado do que os investimentos feitos para melhorar a educação do País”, disse.
Para o ministro Sergio Rezende a Cerimônia de Premiação da Obmep serve de estímulo para aqueles que trabalham pela ciência e educação no Brasil. Ele lembrou que a Olimpíada também tem como objetivo ajudar a melhorar o ensino público, que ficou praticamente abandonado nos últimos 40 anos. “Estamos fazendo uma verdadeira revolução. Dos 25 milhões de estudantes do ensino médio, 18 milhões participaram da Obmep, que também contou com a ajuda de 120 mil professores. Esses resultados são muito claros. Quando tivermos milhares de campeões de matemática teremos pavimentado o futuro do País, que precisa da ciência, da educação, da dedicação e conhecimento”, disse.
O ministro fez questão de agradecer aos 120 mil professores que aplicaram as provas e a equipe que mobilizou o Pais. Rezende também destacou que os medalhistas são um grande exemplo para juventude e que estão contribuindo para mudar a história do Brasil. De acordo com ele, a sociedade brasileira já despertou para a importância da educação como meio para uma vida melhor. “Por tudo isso é preciso investir e vencer esse desafio. Os investimentos do setor públicos estão aumentando, bem como estão sendo criados e ampliados os programas e as articulações do governo. São várias iniciativas que vão desde a criação de um piso salarial para professores até a melhoria e aumento de cursos e vagas nas universidades públicas”, disse.
Já o ministro da Educação, Fernando Haddad, lembrou que os 3 mil medalhistas deste ano estão espalhados por 820 municípios brasileiros, o que mostra que talento e o esforço não escolhem classe social e estão disseminados por todo o território. Em sua opinião, os bons resultados da Obmep se somam a outras conquistas na área da educação, entre elas o aumento dos investimentos públicos no setor. Segundo Haddad, o País quebrou mais um recorde ao elevar para 4,6% do Produto Interno Bruto (PIB), em 2007, os gastos públicos em educação. “Essa é uma trajetória ascendente que marca um novo momento para o Brasil. Temos que investir mais e superar 5% do PIB em educação em 2010”, disse. O ministro também fez questão de destacar a importância dos professores para a realização da Obmep. “Todos que estão aqui tem grandes professores de matemática que ajudaram a fazer com que esse talento aflorasse. É preciso agradecer a todos pela dedicação e apoio”, acrescentou.
Avanço
A Obmep supera suas metas desde a primeira edição, em 2005, quando se inscreveram 10,5 milhões de alunos de mais de 31 mil escolas distribuídas em 5.199 municípios. Em 2006, a 2ª competição alcançou 14 milhões de estudantes de 32,6 mil escolas federais, estaduais e municipais. Mas a surpresa veio em 2007, na 3ª edição, quando o número de inscritos surpreendeu a organização e comprovou que existia uma mobilização por parte dos mestres e estudantes. Naquele ano, cerca de 120 mil professores voluntários participaram da iniciativa, que teve 17,3 milhões de alunos, de 38,5 mil escolas concorrendo. Neste ano, foram mais de 18 milhões de estudantes inscritos de 40 mil escolas de todo o País.