O Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia Antártico de Pesquisas Ambientais (INCT-APA), um dos 123 institutos lançados em novembro último pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Tecnológico (CNPq/MCT), foi homenageado hoje (1) pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA). O ministério é um dos parceiros na rede de estudos antárticos, que tem mais de 40 pesquisadores ligados a 16 instituições .
Na cerimônia realizada no auditório Guimarães Rosa, na sede do MMA, foram lançados também dois selos postais lembrando a Proteção dos Pólos e das Geleiras. Os selos marcam também o encerramento do Ano Polar Internacional (API 2007-2008).
O INCT - APA é sediado no Instituto de Biologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). A instituição visa ser referência em pesquisa ambiental antártica e na preservação daquele continente como bem da humanidade.
A missão do órgão é valorizar a região antártica e desenvolver investigações científicas, promover a difusão e a gestão ambiental. Tem como perspectiva a integração entre pesquisadores e a construção de conhecimentos integrados.
Além das pesquisas o Instituto disponibiliza consultorias e serviços como de monitoramento e avaliação das regiões de deslocamento das frentes frias da Antártica até a América do Sul, especialmente o Brasil; estuda o efeito estufa e as alterações na química da atmosfera e sua influência no clima; investiga o efeito da retração das geleiras e suas implicações. Os efeitos do impacto ambiental (natural e antrópico ) também são temas do rol de pesquisas reealizadas, bem como desenvolver um sistema de gestão ambiental e promover a inserção do tema Antártica na educação formal.
Para saber mais sobre o instituto visite o site www.cnpq.br