C A-    A+ A    A    A
   buscar    busca avançada Mapa do site Fale Conosco  
   

imagem
Curso aborda métodos antropológicos inovadores
01/04/2009 - 07:50
A pesquisadora visitante do Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG/MCT), Karin Naase, ministra, de hoje (1º) até 29 de abril, o curso “Diagnósticos participativos e levantamento de dados socioeconômicos de pesquisa”. O curso será realizado das 9h30 às 12h30, às segundas, quartas e sextas-feiras, no Campus de Pesquisa do Museu Goeldi.

O curso intensivo, oferecido para pesquisadores e técnicos das diferentes áreas do MPEG, abordará a metodologia dos diagnósticos participativos: participatory rapid appraisal (PRA) e participatory learning and action (PLA). Segundo Karin Naase, essa metodologia, desenvolvida a partir da antropologia e da análise dos sistemas agro-ecológicos com o objetivo de facilitar o entrosamento entre pesquisador e população, não faz parte dos currículos acadêmicos.

A aplicação de métodos participativos vem se popularizando cada vez mais, e nas últimas duas décadas, tem sido usada tanto nas áreas profissionais como na pesquisa acadêmica. Para esses profissionais, que estão em contato direto com diversas populações, desde as tradicionais até as marginalizadas, qualquer levantamento de dados deve contar com a disposição, colaboração e participação do publico alvo, explica Naase.

Uso e aplicações

No contato com as populações tradicionais reside a importância da metodologia, especialmente para pesquisadores e técnicos como os do Museu Goeldi que lidam diretamente com a diversidade de populações humanas regionais. Na opinião da antropóloga alemã, é necessário que pesquisadores tenham noção da base científica e da aplicação correta de métodos participativos, seja para pesquisas acadêmicas, ou para fins de assistência social ou de desenvolvimento comunitário e rural.

A pesquisadora Naase, também antropóloga da Freie Universitat (FUB), Berlim-Alemanha, já aplicou esse método em diferentes contextos, além de organizar um curso com a temática dos diagnósticos participativos para pesquisadores e graduados de diferentes áreas acadêmicas.

Os participantes do curso devem ser alunos de graduação e pós-graduação (strictu e latu sensu) da área de ciências sociais, agronomia, ecologia ou afins.

Serviço

Curso - “Diagnósticos participativos e levantamento de dados socio-econômicos de pesquisa”, a ser realizado de hoje (1º) a 29 de abril, no Museu Goeldi. Informações e inscrições na secretaria da CCH no Campus de Pesquisa do MPEG, localizado na avenida Perimetral, nº 1901 ou pelo telefone 3217-6044.
Esplanada dos Ministérios, Bloco E,
CEP: 70067-900, Brasília, DF Telefone: (61) 2033-7500
Copyright © 2012
Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação