O Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT) lançará, por meio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), um edital que destina recursos para custeio de eventos com objetivo de promover a inovação nas empresas. Ao todo são R$ 8 milhões, sendo que a metade para ser utilizada este ano e o restante, R$ 4 milhões, em 2010. “Estamos fazendo um esforço para lançar ainda este semestre”, disse Cimei Borges Teixeira, representante do CNPq na 3ª Reunião do Fórum do Pró-Inova, realizada hoje (24), no MCT.
O secretário de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (Setec) do MCT, Guilherme Henrique Pereira, explicou que os editais do CNPq voltados para eventos privilegiava a área científica, o que, de acordo com ele, dificultava que os encontros, feiras, reuniões, cursos tecnológicos fossem contemplados. “Esse edital é específico para o setor de tecnologia e um dos critérios de avaliação é que o evento tenha o objetivo claro de promover a inovação nas empresas”, explicou.
O representante da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Rafael Lucchesi, destacou a ação do MCT na promoção da inovação nas empresas. Ele disse que este edital é mais um passo importante na capacitação dos gestores e empresários. “A agenda do MCT melhorou nos últimos cinco anos. E desde que vem trabalhando com a inovação centenas de produtos estão evoluindo. Agora, este edital ajudará na capacitação de muitas pessoas”, ressaltou.
Inserido no Plano de Ação para o Desenvolvimento da Ciência, Tecnologia e Inovação 2007-2010 (PAC,T&I), no seu segundo eixo, que trata da promoção nas empresas, o Pró-Inova tem por objetivo levar aos empresários informações sobre o que é, para que serve e como se pode inovar. Além disso, apoia atividades de sensibilização e mobilização com vistas a difundir a cultura da inovação, mediante a divulgação de leis, programas e instrumentos de apoio à inovação. Fazem parte da iniciativa diversas entidades governamentais e da iniciativa privada.
Além do edital, os participantes debateram um calendário de eventos e a integração com os estados visando a proporcionar maior divulgação.
Mais informação sobre o Pró-Inova pode ser acessada no Portal da Inovação.