Reunião no MCT de apoio a realização do Congresso Internacional de Matemática no Brasil em 2014
O Brasil deve sediar em 2014, o Congresso Internacional de Matemática (ICM), caso consiga vencer a disputa com o Canadá (Montreal) e Coréia do Sul (Seul), países também interessados em abrigar o encontro.
Se o Brasil for escolhido como sede, o evento com um custo estimado em 1,2 milhão de euros, ocorrerá no Rio de Janeiro. Nos últimos três dias, uma comitiva da União Matemática Internacional (IMU) visitou o País a fim de identificar as reais condições para a realização do congresso. O nome do país vencedor deve ser divulgado em abril. A expectativa é que a iniciativa reuna cerca de três mil pessoas.
O secretário executivo substituto do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), Antônio Ibanez Ruiz, disse que o encontro serviu principalmente para confirmar o apoio oficial do governo na realização do evento. "Deixamos claro que o governo brasileiro está comprometido com o congresso e que consideramos o evento importante para o ensino da matemática, bem como para a pesquisa", destacou.
Para Ruiz, o Brasil tem experiência na realização deste modelo de evento. Ele citou como exemplo a Olímpiada Brasileira de Matemática, apontada como a maior olimpíada de matemática do planeta. "Com o certame ficou claro que o Brasil tem condições de realizar eventos complexos como o ICM. Temos atrativos que podem pesar na balança a nosso favor quando da escolha da sede parea 2014", opinou o secretário.
A proposta de sediar o congresso foi enviada à IMU pela Sociedade Brasileira de Matemática (SBM). Apesar disso, a iniciativa recebeu apoio do presidente da Academia Brasileira de Ciências (ABC), Jacob Palis, e do MCT, além de todas as sociedades científicas da América Latina e do Caribe.
A comissão organizadora da candidatura brasileira foi formada pelos professores: Ademir Pazoto, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ); Carolina Araujo, Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa); Hernando Bedoya, da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj); Isabel Rios, da Universidade Federal Fluminense (UFF); Marcelo Viana (Impa) - coordenador -, Maria Fernanda Elbert (UFRJ); Ralph Teixeira (UFF); Roberto Imbuzeiro (Impa); Sebastião Firmo (UFF) e Sergio Volchan, da Pontifícia Universidade Católica (PUC) do Rio de Janeiro.
O ICM é tido como o mais importante congresso de matemática realizado no mundo, durante o qual é entregue a medalha Fields (equivalente ao prêmio Nobel na área de Matemática) e se traçam os rumos da pesquisa matemática mundial.