A Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT) lança hoje (23), às 10 horas, em Porto Alegre, um selo comemorativo ao encerramento do Ano Polar Internacional, que também marca a importância da proteção e preservação das geleiras da Antártica.
Em abril, o Congresso Nacional também apresenta o selo, em sessão solene que comemora os 50 anos do Tratado da Antártica. Embora sejam homenagens localizadas a circulação do selo é nacional.
De acordo com o professor do Instituto de Geociências da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Jefferson Cardia Simões, responsável pela assessoria técnica na produção do selo, o evento visa a conscientização sobre a questão do impacto das mudanças climáticas no gelo do planeta e as consequências do seu derretimento para os organimos vivos vegetal e animal.
Simões explica que a gravura chama a atenção para os problemas decorrentes daquele local. "O selo é um modelo se-tenant com duas partes. De um lado, apresenta a questão do derretimento de gelo no norte da Penísula Antártica e do outro a questão do impacto na fauna, representando o Ártico", diz.
O professor informa ainda que ao considerar a liderança nacional da instituição na ciência glaciológica e também a expedição batizada de Deserto de Cristal, de exploração ao interior do Continente Antártico entre dezembro e janeiro últimos, a ECT decidiu lançar o selo em Porto Alegre. "Trata-se, portanto, de uma homenagem dos Correios à nossa liderança e à primeira expedição brasileira ao interior da Antártica, ações relacionadas ao tema do selo (investigação e preservação das geleiras)", destacou.
Mais informações sobre o Ano Polar Internacional podem ser obtidas nos sites www.ipy.org e https://www.mct.gov.br/index.php/content/view/49566.html.