O ministro da Ciência e Tecnologia, Sergio Rezende, e a ministra da Educação e Pesquisa da Alemanha, Anette Schavan, firmaram ontem (12), em São Paulo, dois documentos para o desenvolvimento de estudos e pesquisas na área ambiental.
A solenidade de assinatura marcou a abertura da Ecogerma 2009 – Feira de Negócios e Congresso de Tecnologia, promovida pelo governo alemão com o apoio do governo brasileiro por meio do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT).
O primeiro documento trata de um protocolo de intenção para a construção de cinco torres – uma de 300 metros e quatro de 60 metros – para o monitoramento das mudanças climáticas na floresta amazônica. Esse projeto engloba algumas pesquisas ambientais em andamento na região e será coordenado pelo lado brasileiro pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCT) e pelo Instituto Max Planck de Química pelo lado alemão.
O outro acordo bilateral firma o propósito dos dois governos em manter um diálogo regular para suporte a estudos e pesquisas nas áreas de ciência, tecnologia e inovação tendo como foco principal a sustentabilidade. Para esboçar as ações a serem desenvolvidas nessa área já está marcada uma reunião na quarta-feira (18), no MCT, entre representantes dos dois governos.
Para o ministro Sergio Rezende, os dois acordos são muito importantes “porque não só reforçam estudos e pesquisas ambientais, que Brasil e Alemanha já desenvolvem em conjunto, como reafirmam a preocupação dos dois governos em manter seus programas de política de desenvolvimento balizados com a temática da sustentabilidade” disse.
Depois do ato de assinatura, Rezende visitou as instalações da Ecogerma 2009 acompanhado da ministra Anette Schavan. Nos estandes das instituições brasileiras, ele fez questão de complementar para a ministra alemã as informações que eram dadas pelos representantes e monitores.