Dentre os muitos públicos atendidos pelo Museu Paraense Emilio Goeldi (MPEG/MCT), estão as crianças e adolescentes da Amazônia. E é pensando na educação desses jovens que o Museu Goeldi entrega hoje (12) o Carro da Leitura ao Museu do Marajó, que tem sede no município paraense de Cachoeira do Arari, arquipélago do Marajó. A entrega do Carro da Leitura será feita pela Diretora do Museu Goeldi, Ima Vieira.
Ornamentado com motivos marajoaras, o Carro da Leitura vai levar pouco mais de 70 obras, que abordam desde o corpo humano e educação sexual até o imaginário amazônico, para as crianças e adolescentes das escolas de Cachoeira do Arari. Há muito utilizado pelo Serviço de Educação (SEC) nos arredores do Parque Zoobotânico, para estimular a leitura dentre o público infantil que procura lazer na reserva verde do Museu Goeldi, o Carro da Leitura vai aproximar, agora, os jovens do Marajó do universo dos livros com obras que retratam a vida e a gente da Amazônia sob o ponto de vista de especialistas do MPEG e de outros cantos do país.
"Como o Carro da Leitura tem sido um importante instrumento de estímulo à leitura em Belém e em outros municípios do Pará, pensamos em reproduzir esta idéia no Museu do Marajó", conta Luiz Videira, chefe do SEC. Mas não são apenas as estórias do norte brasileiro que chegam a Cachoeira do Arari junto com o Carro da Leitura: "a máquina da vida", o corpo humano, também está dentre as temáticas abordadas, assim como o universo de Ziraldo, escritor do qual as crianças vão poder conhecer o livro "O Menino Astronauta".
Além das obras, as crianças que visitarem o Museu do Marajó para usufruir do Carro da Leitura poderão também desfrutar de fantoches e álbuns para colorir. Depois da entrega, a equipe do SEC pretende realizar junto aos estudantes de Cachoeira do Arari atividades de incentivo à leitura e, ainda, levar as programações recreativas que acontecem frequentemente no Parque Zoobotânico, em Belém, como o Programa Natureza e a Hora do Conto, para o município do Marajó. Segundo Videira, a previsão é de que isso aconteça em abril e maio, e estão programadas também a realização de oficinas voltadas para os professores.