Para o Instituto Brasileiro da Qualidade e Produtividade - IBQP-PR, o conceito de Gestão pela Produtividade Sistêmica tem uma abordagem sistêmica e integrada, que visa, acima de tudo, a sinergia e a dinâmica de todos os fatores diretos e indiretos de produção. Ou seja, considera que, além do desempenho de uma economia, os aspectos sociais e ecológicos são imprescindíveis para a qualidade de vida e de trabalho de todos os cidadãos. Assim, para o IBQP-PR, produtividade significa criar condições para o desenvolvimento sustentável e um melhor padrão de vida para a sociedade. Ou seja, a produtividade tem, acima de tudo, uma função social, e o conceito de Produtividade Sistêmica está fundamentado nesta função.
Neste modelo, todos os fatores - Gestão, Humano, Meios de Produção, Inventário e Recursos Naturais e os referenciais - Distribuição e Comparação estão integrados e têm como objetivo central o desenvolvimento sócio-econômico sustentável da empresa.
A definição dos fatores e referenciais e alguns indicadores utilizados na sua medição estão apresentados na seqüência:
Fator Gestão
Conceito: é a relação entre os recursos utilizados e os resultados obtidos através do gerenciamento efetivo de todos os fatores que compõem o sistema.
Indicadores analisados: Resultado das vendas e do Valor Adicionado - VA, % do VA em relação às vendas, Produtividade do Capital (Contribuição do ativo no VA), Rentabilidade do ativo e Margem líquida.
Fator Humano
Conceito: é a relação entre o resultado obtido em um determinado período e o número de pessoas envolvidas ou o valor investido nessas pessoas (despesas com pessoal).
Indicadores analisados: Produtividade do trabalho, Vendas por empregado e Contribuição das despesas com pessoal no VA.
Fator Meios de Produção
Conceito: é a relação entre o resultado da produção e os meios utilizados para a sua obtenção.
Indicadores analisados: Contribuição dos meios de produção nas vendas e no VA.
Fator Inventário
Conceito: é a relação entre a produção e o estoque.
Indicadores analisados: Contribuição dos estoques nas vendas e no VA.
Fator Recursos Naturais
Conceito: é a otimização do uso racional dos recursos naturais, visando minimizar ou eliminar os efeitos ambientais decorrentes das atividades humanas.
Indicadores analisados: Percentual do recurso natural utilizado (água, luz, carvão etc.) em relação às vendas ou ao VA.
Quanto aos referenciais, apresentam-se da seguinte forma:
Referencial de Distribuição
Conceito: distribuição justa da riqueza gerada pela empresa entre empresários, trabalhadores, governo, consumidores, investimentos e terceiros (aluguéis e bancos).
Indicadores analisados: parcela direcionada aos trabalhadores, governo, investidores, financiadores.
Referencial de Comparação
Conceito: é o processo de comparação a uma fonte preestabelecida e determinada dos fatores e referencial da PS; é o produto informação.
Uma das formas para melhor exprimir esse referencial pode ser utilizada através do conceito de "benchmarking", que consiste em se desenvolver um processo contínuo e sistemático de comparação das práticas de negócios que são reconhecidas como melhores em suas áreas, com o propósito de melhoramento e desenvolvimento organizacional.
Indicadores analisados: O conceito prevê que todos os indicadores da PS devam ser comparados com os mesmos indicadores, obtidos tanto no nível nacional como internacional. Porém, esta comparação está limitada à disponibilidade destes resultados, através de pesquisas, artigos ou relatórios de outras instituições.