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Pesquisas marinhas terão mais um navio oceanográfico
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Pesquisas marinhas terão mais um navio oceanográfico
04/03/2009 - 17:30

As pesquisas marinhas desenvolvidas no País terão um reforço significativo com a construção de mais um navio oceanográfico projetada para os próximos quatro anos. A informação foi dada hoje à tarde, em Niterói (RJ), pelo ministro da Ciência e Tecnologia, Sergio Rezende, ao participar da apresentação pela Marinha à comunidade científica do Navio Hidroceanográfico Cruzeiro do Sul.

A nova embarcação anunciada pelo ministro teve seu projeto coordenado pelo Centro de Gestão de Estudos Estratégicos (CGEE/MCT) e os recursos necessários para sua construção variam de 80 a US$ 100 mil. O navio, a ser construído em estaleiro nacional com tecnologia desenvolvida no Brasil, será utilizado para pesquisa nas áreas de física, biologia, geologia e pesca. Guarnecido pela Marinha fará operações no Atlântico Sul e Equatorial, na Zona Econômica Exclusiva e Área Internacional Contígua.

O Navio Hidrooceanográfico Cruzeiro do Sul, apresentado hoje (4) é um equipamento do projeto Laboratório Nacional Embarcado (LNE). Ele foi adquirido por meio de convênio firmado em 2006 entre a diretoria de Hidrografia e Navegação (DHN) e a Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa (Fundep), tendo a Secretaria da Comissão Interministerial para os Recursos do Mar (Secirm) como interveniente. Os recursos para a aquisição do navio foram concedidos pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep/MCT), com contrapartida da Marinha.

O projeto LNE tem como propósito dotar o Brasil de mais uma plataforma de coleta de dados oceanográficos, incrementando o embarque de pesquisadores, professores e alunos, de forma sistemática e contínua.

A primeira viagem de trabalho do Cruzeiro do Sul começa nesta segunda-feira (9), quando zarpa para o litoral de Santa Catarina e Rio Grande do Sul para servir de base de apoio a pesquisadores de universidades dos dois estados.

Estrutura

O navio é equipado com ecobatímetro monofeixe para grandes profundidades, software para levantamentos hidrográficos automatizados, ADCP (perfilador de correntes - mede automaticamente perfis verticais da velocidade e direção das correntes oceânicas) e termossalinógrafo, que mede a temperatura e a salinidade da água do mar à superfície que são registradas automaticamente durante os deslocamentos do navio.

Adicionalmente, também já se encontra operando uma Estação Meteorológica Automática, equipamento que mede e registra os principais parâmetros meteorológicos à superfície (temperatura do ar, velocidade e direção do vento, temperatura do ar e pressão atmosférica). Os intervalos para registros gráficos podem ser arbitrados de acordo com o interesse do usuário. Essas informações, além de um importante subsídio para as operações do navio, são utilizadas em apoio ao Serviço Meteorológico Marinho, operado pelo Centro de Hidrografia da Marinha (CHM), subordinado à DHN.

Ainda este mês o navio recebe outros equipamentos entre eles um conjunto CTD/rosette - sensores que medem os principais parâmetros físico-químicos da água do mar, tais como temperatura, salinidade, pressão hidrostática e oxigênio dissolvido.

Completada instalação dos equipamentos o navio estará capacitado a realizar pesquisas nas áreas de oceanografia física, química e biológica, meteorologia e batimetria, o que permite o seu emprego nos trabalhos voltados para o desenvolvimento no ambiente marinho, contemplados no Plano Setorial para Recursos do Mar (PSRM), da Comissão Interministerial para Recursos do Mar (Cirm). Serão disponibilizados cerca de 80 dias de mar por ano à comunidade acadêmico-científica, para atividades e projetos de pesquisa afins.

O Cruzeiro do Sul será operado e mantido pela DHN, por intermédio do Grupamento de Navios Hidroceanográficos (GNHo), e com a supervisão técnico-científica do CHM.

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