C A-    A+ A    A    A
   buscar    busca avançada Mapa do site Fale Conosco  
   

imagem
Peixe-boi resgatado irá para criadouro do Instituto Mamirauá
Clique para ver todas as fotos de Peixe-boi resgatado irá para criadouro do Instituto Mamirauá
Miriam Marmontel e Rafael Rossato, do Grupo de Pesquisa em Mamíferos Aquáticos do IDSM, tiram medidas do peixe-boi, depois de tratá-lo com pomada
16/02/2009 - 17:15
O criadouro conservacionista do Instituto de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá (IDSM) receberá mais um filhote de peixe-boi (Trichechus inunguis). O animal foi resgatado pelo Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) e será encaminhado provavelmente ainda neste mês ao criadouro, localizado na Reserva de Desenvolvimento Sustentável Amanã (AM).

O animal está sendo mantido em uma das bases flutuantes da organização, que fica no lago Tefé, para observação e tratamento de alguns ferimentos, antes de sua partida para o criadouro. De acordo com relatos de profissionais que cuidam do filhote, ele foi pego por um pescador depois de ter ficado preso em sua rede malhadeira.

O filhote tem 1,64 metro e 64 quilos e os pesquisadores do IDSM estimam que tenha quase dois anos de idade. O animal está magro e passará por exames antes de partir para a reserva. No criadouro do IDSM, o filhote fará companhia a outro peixe-boi, apelidado de Piti Aranapu, que está sob os cuidados do IDSM desde 2007.

A presença de Piti e, em breve, do outro filhote, colabora para a educação ambiental de adultos e crianças que moram em comunidades próximas ao criadouro. Desde a chegada de Piti à Reserva, o Grupo de Pesquisa em Mamíferos Aquáticos, do IDSM e patrocinado pelo Programa Petrobras Ambiental, vem realizando várias ações voltadas para a conservação da espécie. Entre as atividades, está a parceria com as escolas das comunidades, que incluem nas disciplinas informações sobre o papel do peixe-boi na natureza e aspectos relacionados à caça e extinção da espécie. O criadouro do IDSM é o primeiro do País que se localiza em uma unidade de conservação. A realização do trabalho voltado para educação ambiental também é inédita.

Assim como o filhote de peixe-boi resgatado pelo Ibama neste mês, Piti ficou preso em rede de pesca em junho de 2007. Episódios de capturas de filhotes de peixes-bois em redes são frequentes. No passado, o peixe-boi amazônico foi vítima de caça comercial intensa que, associada a uma baixa taxa reprodutiva, levou a espécie a ser considerada ameaçada de extinção no País. Atualmente, o animal é protegido por três instrumentos da legislação brasileira. Entretanto, ainda existe uma pressão de caça ao longo de toda sua distribuição, principalmente direcionada para subsistência.


Esplanada dos Ministérios, Bloco E,
CEP: 70067-900, Brasília, DF Telefone: (61) 2033-7500
Copyright © 2012
Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação