Do ponto de vista de domínio, software para atender às necessidades da administração privada são o grande foco das associadas SOFTEX, com 40,9% delas trabalhando para atender a esse tipo de demanda. Software voltado para o comércio, a indústria, os serviços, em geral e o financeiro, em particular, além da administração pública, vêm a seguir, com mais de 30% das organizações dedicando-se a estes domínios, como mostra a Tabela 15 – Distribuição das Organizações, segundo Domínios de Software.
Software de educacional é desenvolvido por quase 1/4 das organizações SOFTEX (23,5%), enquanto telecomunicações é apontado como domínio por 20,8%.
É pequeno o volume de organizações orientadas para produtos de entretenimento (6,1%), meio ambiente e turismo (ambos com 5,9%), segmentos cuja representatividade vem crescendo na atividade econômica como um todo.
Tabela 15 – Distribuição das Organizações segundo Domínio de Software
Se analisarmos o domínio de software cruzado com o porte das organizações, percebemos que as microempresas concentram-se no desenvolvimento de software para comércio (35,9%) e administração privada (35,5%), enquanto as pequenas empresas, além da administração privada (42,9%), dedicam-se a software para aplicações na indústria e serviços (37,7%) e voltadas para o comércio (36,9%).
Pode-se verificar, ainda, na Tabela 16 – Distribuição Cruzada do Porte e Domínios de Software que as grandes empresas, como um todo, apresentam um foco maior na administração pública (51,3%), na administração privada (47,4%), bem como na indústria e financeiro (46,2%). Chama, ainda, atenção o volume de organizações com mais de 500 empregados voltados para software bancário: são 8 empresas num total de 18, ou seja, 44,4%.
Ao cruzarmos as informações para cada domínio de software em particular com as atividades no tratamento de software, percebemos uma ligeira primazia do software por encomenda, a menos dos domínios de saúde e agropecuária / agribusiness, como pode ser visto na Tabela 17 – Distribuição Cruzada de Atividades das Organizações e Domínios de Software.
Chama atenção, pela proximidade com as atividades de desenvolvimento de software pacote e por encomenda, a posição relativa da atividade de Internet nos domínios educação (15,5%), telecomunicações (12,9%) e bancário (11,7%).
Analisando apenas sob a ótica do domínio turismo, a atividade Internet e desenvolvimento de pacotes ocupam o segundo lugar. A categoria de software embarcado, de pequena participação no todo (11,5%), apresenta um desempenho mais expressivo nos domínios industrial (5,3%) e de telecomunicações (4,7%).
Tabela 16 – Distribuição Cruzada do Porte e Domínio de Software
Tabela 17 – Distribuição Cruzada das Atividades das Organizações e Domínio de Software
São mais de 35 os tipos de aplicações de software desenvolvidos pelas organizações associadas SOFTEX, que foram explicitados, com várias opções de oferta, que vão desde administração de serviços, desenvolvido por 193 organizações, até planilha eletrônica ou processador de texto, por 15.
Na Tabela 18 – Distribuição das Organizações, segundo Aplicações de Software pode-se ver que, além de administração de serviços (31,3%), automação comercial (30,0%), página web (29,4%), E-business (26,5%) e comércio eletrônico (24,4%) são as aplicações mais destacadas pelas organizações participantes da pesquisa, reforçando a idéia de desenvolvimento de software para o "negócio eletrônico".
Merecem ainda destaque, no conjunto de aplicações, o desenvolvimento de software para gestão integrada – ERP, com 22,4% das organizações e automação industrial, com 22,2%.
Tabela 18 – Distribuição das Organizações, segundo a aplicação de Software
As microempresas, apesar de estarem presentes em todas as aplicações estudadas, apresentam uma concentração maior em algumas, e, mesmo assim, com uma participação inferior a 21% do total deste segmento, exceção às aplicações para administração de serviços e automação comercial, onde a participação relativa chega a 28% das microempresas pesquisadas.
As pequenas empresas, assim como as médias, apresentam um grau de concentração menor, ou seja, diversas organizações dedicam-se a várias aplicações de software. No entanto, são as grandes organizações as que se distribuem melhor entre as diversas aplicações pesquisadas. Olhando apenas para este segmento, percebe-se que pelo menos 15% das organizações dedicam-se à maioria das aplicações.
A partir dos dados contidos na Tabela 19 – Distribuição Cruzada do Porte e Aplicações de Software, outras leituras podem ser feitas de acordo com interesses distintos.
Tabela 19 – Distribuição Cruzada do Porte e Aplicações de Software
Na Tabela 20 – Distribuição Cruzada das Atividades e Aplicações de Software pode-se verificar que as principais aplicações de software desenvolvidas pelas organizações SOFTEX pesquisadas são por encomenda, com percentuais que vão de 16,2%, no caso de automação industrial, até 22,9% nos casos de automação comercial e página web.
No entanto, é importante observar que software para Internet destaca-se e tem uma pequena preponderância nas aplicações de página web (24,8%), E-business (22,9%) e comércio eletrônico (20,3%). Software pacote apresenta algum peso relativo significativo nos casos de administração de serviços (21,8%), automação comercial (21,6%) e gestão integrada – ERP (17,9%).
É interessante notar que as maiores aplicações para uso próprio são para página web (15,3%) e administração de serviços (13,6%), enquanto software embarcado tem uma participação maior nas aplicações de automação industrial (4,5%) e comunicação de dados (4,4%).
Tabela 20 – Distribuição Cruzada das Atividades e Aplicações de Software
A Tabela 21 – Distribuição Cruzada dos Domínios e Aplicações de Software está ordenada segundo os resultados agregados destas duas variáveis. Nela podemos ver que as aplicações de administração de serviços estão focadas nos domínios da administração privada e de serviços (18,2%). As aplicações para automação comercial estão voltadas para o domínio comércio (22,7%) e também financeiro, com 15,2% das organizações.
Nesta mesma linha, podemos perceber, ainda, que as aplicações de página web estão mais dirigidas para o domínio serviços (15%); as aplicações de E-business para os domínios comércio (14,2%), administração privada e serviços (13,9%); o comércio eletrônico para o comércio (15,6%); as aplicações de gestão integrada para a administração privada (14,8%) e, claro, automação industrial mais focada no domínio indústria (17,7%).
Por outro lado, se observarmos o domínio educação percebemos três tipos de aplicação mais acentuadas: página web (12,1%), educação a distância (10,2%) e administração escolar (9,8%). Da mesma forma, para o domínio telecomunicações destacam-se aplicações para comunicação de dados (6,9%) e página web (6,8%). No domínio bancário, além das aplicações de automação bancária (8,2%), destacam-se as aplicações de E-business e comércio eletrônico (7,6%).
Tabela 21 – Distribuição Cruzada dos Domínios e Aplicações de Software (em%)