O setor de software é dotado de forte dinamismo inovador e constitui-se em elemento central no novo paradigma tecno-econômico. Assim, é ferramenta primordial na redução de riscos e custos nos processos de produção de bens e serviços.
Neste contexto, o Brasil aposta neste setor tanto para obter efetivos ganhos de competitividade interna, como para efetivamente inserir-se no mercado internacional.
Na pesquisa de satisfação conduzida pela Sociedade para Promoção da Excelência do Software Brasileiro – SOFTEX no ano de 2000, junto a suas associadas, 99% da amostra manifestou a necessidade de fortalecimento da Sociedade. Para tanto, torna-se fundamental dispor de informações sobre o desempenho do setor e, em particular, das organizações associadas SOFTEX. É neste sentido que a Secretaria de Política de Informática do Ministério da Ciência e Tecnologia – SEPIN/MCT, em parceria com a SOFTEX, iniciou estudos para coleta e tratamento das informações demandadas.
Este documento descreve os resultados do Levantamento do Universo de Associadas SOFTEX – Pesquisa Censo SW, cujo trabalho de campo ocorreu nos meses de julho e agosto de 2001 e foi estruturado em dois grandes blocos:
A responsabilidade pela condução deste Projeto na SEPIN/MCT foi da Divisão de Sistemas de Informação sobre Informática – DSI/SEPIN/MCT.
Assim, este estudo pode ser entendido como passo preliminar na definição de indicadores das organizações associadas SOFTEX, a partir de abordagens peculiares que deverão ser introduzidas em pesquisas habitualmente conduzidas pela SEPIN/MCT – Qualidade e Produtividade no Setor de Software Brasileiro e Panorama do Setor de Informática.
O objetivo geral deste estudo foi levantar características principais dos associados SOFTEX a fim de mapeá-los e subsidiar a análise comparada do setor de software e este conjunto particular de organizações.
Especificamente, buscou-se levantar dados referentes à identificação das organizações, sua caracterização e de seus produtos, como: força de trabalho da organização, atividade, domínio e tipo de aplicação de software desenvolvidos no Brasil.