Minas Gerais é o estado que lidera em todas as categorias de medalhas na 4ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep). O resultado da competição foi anunciado nesta terça-feira (3), pelos ministros da Ciência e Tecnologia, Sergio Rezende, e da Educação, Fernando Haddad.
Das 40.397 escolas públicas do País que inscreveram alunos no certame, 4.112 são de Minas Gerais. Destas 3.854 classificaram 93.238 estudantes para a segunda e última fase que ocorreu em novembro passado.
Neste ano, serão agraciados 778 estudantes mineiros, com 80 medalhas de ouro, 226 de prata e 472 de bronze. Outro destaque do estado, são os oito tri-campeões em ouro, primeiro lugar da categoria.
A Olimpíada é uma iniciativa dos ministérios da Ciência e Tecnologia (MCT), da Educação (MEC), do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (Impa/MCT), do Rio de Janeiro, e da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM).
A competição premia 3 mil alunos, sendo 300 com medalhas de ouro, 900 com prata e 1800 com bronze. Todos os alunos premiados recebem bolsas de Iniciação Científica Júnior, do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico Tecnológico (CNPq/MCT), no valor de R$ 100 por um ano.
A competição é realizada em duas fases. Na primeira fase desta edição foram selecionados 800 mil alunos, entre os mais de 18 milhões matriculados em 40.397 escolas públicas de 5.493 municípios.
A Obmep supera suas metas desde a primeira edição, em 2005, quando se inscreveram 10,5 milhões de alunos de mais de 31 mil escolas distribuídas em 5.199 cidades. Em 2006, a 2ª competição alcançou 14 milhões de estudantes de 32,6 mil escolas federais, estaduais e municipais. Mas a surpresa veio em 2007, na 3ª edição, quando o número de inscritos surpreendeu a organização e comprovou que existia uma mobilização por parte dos mestres e estudantes. Naquele ano, cerca de 120 mil professores voluntários participaram da iniciativa, que teve 17,3 milhões de alunos, de 38,5 mil escolas.
Premiação
A Obmep é uma iniciativa voltada para estudantes e professores de instituições públicas, que criam um ambiente estimulante para o estudo da matemática. O programa visa também descobrir talentos entre estudantes dos anos finais do ensino fundamental e médio.
Os prêmios são direcionados também às escolas e municípios nos quais os alunos se destacam, assim como a professores, que recebem cursos de formação e aperfeiçoamento organizados pelo Impa e SBM.