Sergio Rezende participou da reunião que contou com as presenças de representantes de institutos e de fundações estaduais
O ministro da Ciência e Tecnologia (MCT), Sergio Rezende, participou ontem (27), da primeira reunião do ano com os membros do comitê de coordenação do Programa de Apoio aos Núcleos de Excelência (Pronex). No encontro foi discutido e aprovado o documento de orientação do programa.
O secretário executivo do MCT, Luiz Antonio Elias, destacou que o Pronex tem apresentado resultados positivos e hoje está incluído na agenda das instituições acadêmicas. "Nesta reunião pudemos avaliar e perceber a crescente necessidade de recursos por parte do MCT e das Fundações de Amparo a Pesquisa dos Estados, que tem consolidado em suas pastas assuntos de ciência e tecnologia", disse.
De acordo com Luiz Elias, após a reunião de ontem, o Pronex entra em uma nova fase não só em termos de recurso, mas na consolidação de conceitos que garantem efetividade, monitoramento e uma avaliação mais justa para que os resultados possam ser alcançados.
Pronex
Fundado em 1996, o Pronex estimula a pesquisa e o progresso científico e tecnológico do País. O programa visa também fomentar à pesquisa em parceria com agências federais, órgãos estaduais e municipais, articulando-se com o setor produtivo e desenvolvendo ações comuns e complementares. "O Pronex cresceu muito e tomou um formato bastante interessante a partir de 2003, quando se buscou a parceria com os estados. Hoje o volume de recursos do CNPq e da Finep, ou seja, pela contribuição do MCT, somado as fundações estaduais é um sucesso", disse o presidente da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Jorge Guimarães. Ele ressaltou que as fundações estaduais tem percebido que existe uma vantagem da parceria feita com o MCT.
Compõem a comissão do Pronex, que é presidida pelo secretário executivo do MCT, os presidentes do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCT), Antônio Zago, da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep/MCT), Luiz Fernandes, do Centro de Gestão de Estudos Estratégicos (CGEE/MCT), Lucia de Melo, da Capes, Jorge Almeida, além dos presidentes dos Conselhos Nacionais de Secretários Estaduais de CT&I (Consecti), Alexandre Cardoso, e das Fundações de Amparo à Pesquisa (Confap), Odenilso Teixeira Sena.
Participam ainda membros da comunidade científica das áreas de ciências exatas e terra; da vida; das humanas e sociais; da tecnologia; das engenharias e das agropecuárias. Coordenam também, representantes de fundações estaduais de amparo à pesquisa das regiões Centro-Oeste, Sudeste, Nordeste e Sul.