C A-    A+ A    A    A
   buscar    busca avançada Mapa do site Fale Conosco  
   

imagem
MCT anuncia Centro Nacional de Produção de Conteúdos Digitais Interativos
Clique para ver todas as fotos de MCT anuncia Centro Nacional de Produção de Conteúdos Digitais Interativos
Secretário Gadelha (à esquerda) no lançamento do Centro Nacional de Produção de Conteúdos Digitais Interativos
11/12/2008 - 15:43

O secretário de Políticas de Informática do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), Augusto Gadelha, lançou nesta quarta-feira (10), no Itamaraty, o Centro Nacional de Produção de Conteúdos Digitais Interativos.

A cerimônia fez parte do 1º Seminário Internacional sobre Inclusão e Produção de Conteúdos Digitais e do 2º Seminário Regional sobre Inclusión, Redes y Contenidos Digitales, eventos que terminam hoje (11).

O centro vai promover a produção de conteúdos digitais interativos no Brasil e também a cooperação com outros centros em outros países da América Latina. A ação foi uma iniciativa tomada pela delegação brasileira numa reunião da Elac – Sociedade de Informação da América Latina e Caribe -, que tem membros da sociedade latino-americana eletrônica e digital, organismo que hoje organiza as iniciativas ligadas a questão da sociedade da informação.

"O Elac teve essa iniciativa de criar um programa de abrangência na América do Sul, incluindo em cada país e região a criação de um centro que seria uma organização de ações conjuntas em redes de instituições para a produção de conteúdo digital", disse Gadelha. Segundo ele, tanto o conteúdo que esta apropriado para o uso nas tecnologias digitais e todas as mídias digitais hoje se fazem presente no mundo.

Gadelha lembra que uma das principais ferramentas que a Tv digital trará às pessoas é a possibilidade da interatividade. "O grande esforço que buscamos para a Tv digital nas comunicações de massa, é fazer com que a interatividade seja realmente o fator preponderante na programação dos conteúdos para que o usuário não seja simplesmente um agente passivo nessa comunicação, mas que realmente possa fazer uma parte da produção do conteúdo, da produção da informação", diz o secretário.

Além de conteúdo digital, os dois eventos, que tiveram a participação de representantes da Argentina, Uruguai, Colômbia de México, debateram outras questões como o Panorama da Indústria de Software na América Latina, Fluxo de Conteúdos por Rede de Banda Larga para Conteúdo Digital, e O papel das Instituições de Fomento na Produção de Conteúdos.

Esplanada dos Ministérios, Bloco E,
CEP: 70067-900, Brasília, DF Telefone: (61) 2033-7500
Copyright © 2012
Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação