Secretário Gadelha (à esquerda) no lançamento do Centro Nacional de Produção de Conteúdos Digitais Interativos
O secretário de Políticas de Informática do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), Augusto Gadelha, lançou nesta quarta-feira (10), no Itamaraty, o Centro Nacional de Produção de Conteúdos Digitais Interativos.
A cerimônia fez parte do 1º Seminário Internacional sobre Inclusão e Produção de Conteúdos Digitais e do 2º Seminário Regional sobre Inclusión, Redes y Contenidos Digitales, eventos que terminam hoje (11).
O centro vai promover a produção de conteúdos digitais interativos no Brasil e também a cooperação com outros centros em outros países da América Latina. A ação foi uma iniciativa tomada pela delegação brasileira numa reunião da Elac – Sociedade de Informação da América Latina e Caribe -, que tem membros da sociedade latino-americana eletrônica e digital, organismo que hoje organiza as iniciativas ligadas a questão da sociedade da informação.
"O Elac teve essa iniciativa de criar um programa de abrangência na América do Sul, incluindo em cada país e região a criação de um centro que seria uma organização de ações conjuntas em redes de instituições para a produção de conteúdo digital", disse Gadelha. Segundo ele, tanto o conteúdo que esta apropriado para o uso nas tecnologias digitais e todas as mídias digitais hoje se fazem presente no mundo.
Gadelha lembra que uma das principais ferramentas que a Tv digital trará às pessoas é a possibilidade da interatividade. "O grande esforço que buscamos para a Tv digital nas comunicações de massa, é fazer com que a interatividade seja realmente o fator preponderante na programação dos conteúdos para que o usuário não seja simplesmente um agente passivo nessa comunicação, mas que realmente possa fazer uma parte da produção do conteúdo, da produção da informação", diz o secretário.
Além de conteúdo digital, os dois eventos, que tiveram a participação de representantes da Argentina, Uruguai, Colômbia de México, debateram outras questões como o Panorama da Indústria de Software na América Latina, Fluxo de Conteúdos por Rede de Banda Larga para Conteúdo Digital, e O papel das Instituições de Fomento na Produção de Conteúdos.