Rede Capixaba de Centros Vocacionais Tecnológicos (Redetec) tem investimentos de R$ 16 milhões
O ministro de Ciência e Tecnologia, Sergio Rezende, participou, no início da noite de ontem (8), da assinatura de um convênio para construção da Rede Capixaba de Centros Vocacionais Tecnológicos (Redetec) no Espírito Santo. A cerimonia, realizada em Vitória (ES), contou com as presenças do governador Paulo Hartung, de diretores da Fundação de Apoio à Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (Fapes) e representantes da Secretaria de Estado da Ciência e Tecnologia e da comunidade acadêmica. O investimento na Rede será da ordem de R$ 16 milhões.
O ministro, que durante à tarde visitou várias unidades de pesquisa no estado, destacou a importância dos investimentos que estão sendo feitos em ciência e tecnologia no Espírito Santo. “É reconfortante ver, por intermédio das visitas que fiz aos diversos equipamentos de pesquisa em Vitória, o progresso alcançado pelo Sistema Estadual de C&T. Este avanço é resultado da conjugação do esforço entre os diversos atores que são os pesquisadores, professores e gestores públicos estaduais e federais”, disse.
A solenidade de assinatura dos convênios foi realizada no Palácio Anchieta, em Vitória. A construção da Redetec foi proposta pela Fapes ao Ministério da Ciência e Tecnologia, a partir de uma emenda da bancada federal capixaba. O objetivo é promover a educação e a tecnologia, por meio do ensino, da inovação e da extensão em áreas estratégicas.
No Espírito Santo, está prevista, inicialmente, a criação de 16 Centros Vocacionais Tecnológicos (CVTs) localizados nos municípios de Vitória, Vila Velha, Cariacica, Viana, Serra e Guarapari. Os CVTs vão oferecer cursos e melhoria do perfil e da capacitação dos trabalhadores em diversas áreas, como: áudio-visual e digital; esporte de alto desempenho; música; construção civil; comércio; boas práticas de fabricação de alimentos e bebidas; reciclagem montagem e manutenção de computadores pessoais; recondicionamento e reconfiguração de computadores; pintura UV; design e prototipagem de móveis; agronegócio; metal-mecânico; e marmoraria.
A construção dos Centros Vocacionais Tecnológicos deverá ter início em 2009 e a expectativa é que o projeto beneficie 4.000 pessoas até 2011. A capacitação de recursos humanos, voltada para atender a demanda econômica do Estado, faz parte do Plano ES 2025. Uma das prioridades é criar mecanismos que possibilitem a realização de cursos de formação continuada, com foco nas demandas regionais.
Além do convênios com CVTs, também será lançado o Edital Recursos Humanos em Atividades Estratégicas (RHAE) para fomentar a inserção de pesquisadores nas empresas capixabas.
No roteiro da visita do ministro Sérgio Rezende, também estão programadas visitas aos laboratórios de Biotecnologia, Física e Fisiologia da Ufes e ao Centro Capixaba de Meteorologia e Recursos Hídricos (Cecam) do Incaper.
Com informações de Luisi Pessôa/Sect/ES