C A-    A+ A    A    A
   buscar    busca avançada Mapa do site Fale Conosco  
   

imagem
Ministro assina convênio para construção de Centros Vocacionais Tecnológicos
Clique para ver todas as fotos de Ministro assina convênio para construção de Centros Vocacionais Tecnológicos
Rede Capixaba de Centros Vocacionais Tecnológicos (Redetec) tem investimentos de R$ 16 milhões
22/01/2009 - 08:00

O ministro de Ciência e Tecnologia, Sergio Rezende, participou, no início da noite de ontem (8), da assinatura de um convênio para construção da Rede Capixaba de Centros Vocacionais Tecnológicos (Redetec) no Espírito Santo. A cerimonia, realizada em Vitória (ES), contou com as presenças do governador Paulo Hartung, de diretores da Fundação de Apoio à Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (Fapes) e representantes da Secretaria de Estado da Ciência e Tecnologia e da comunidade acadêmica. O investimento na Rede será da ordem de R$ 16 milhões.

O ministro, que durante à tarde visitou várias unidades de pesquisa no estado, destacou a importância dos investimentos que estão sendo feitos em ciência e tecnologia no Espírito Santo. “É reconfortante ver, por intermédio das visitas que fiz aos diversos equipamentos de pesquisa em Vitória, o progresso alcançado pelo Sistema Estadual de C&T. Este avanço é resultado da conjugação do esforço entre os diversos atores que são os pesquisadores, professores e gestores públicos estaduais e federais”, disse.

A solenidade de assinatura dos convênios foi realizada no Palácio Anchieta, em Vitória. A construção da Redetec foi proposta pela Fapes ao Ministério da Ciência e Tecnologia, a partir de uma emenda da bancada federal capixaba. O objetivo é promover a educação e a tecnologia, por meio do ensino, da inovação e da extensão em áreas estratégicas.

No Espírito Santo, está prevista, inicialmente, a criação de 16 Centros Vocacionais Tecnológicos (CVTs) localizados nos municípios de Vitória, Vila Velha, Cariacica, Viana, Serra e Guarapari. Os CVTs vão oferecer cursos e melhoria do perfil e da capacitação dos trabalhadores em diversas áreas, como: áudio-visual e digital; esporte de alto desempenho; música; construção civil; comércio; boas práticas de fabricação de alimentos e bebidas; reciclagem montagem e manutenção de computadores pessoais; recondicionamento e reconfiguração de computadores; pintura UV; design e prototipagem de móveis; agronegócio; metal-mecânico; e marmoraria.

A construção dos Centros Vocacionais Tecnológicos deverá ter início em 2009 e a expectativa é que o projeto beneficie 4.000 pessoas até 2011. A capacitação de recursos humanos, voltada para atender a demanda econômica do Estado, faz parte do Plano ES 2025. Uma das prioridades é criar mecanismos que possibilitem a realização de cursos de formação continuada, com foco nas demandas regionais.

Além do convênios com CVTs, também será lançado o Edital Recursos Humanos em Atividades Estratégicas (RHAE) para fomentar a inserção de pesquisadores nas empresas capixabas.

No roteiro da visita do ministro Sérgio Rezende, também estão programadas visitas aos laboratórios de Biotecnologia, Física e Fisiologia da Ufes e ao Centro Capixaba de Meteorologia e Recursos Hídricos (Cecam) do Incaper.

Com informações de Luisi Pessôa/Sect/ES

Esplanada dos Ministérios, Bloco E,
CEP: 70067-900, Brasília, DF Telefone: (61) 2033-7500
Copyright © 2012
Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação