C A-    A+ A    A    A
   buscar    busca avançada Mapa do site Fale Conosco  
   

imagem
Finep fortalece defesa contra armas químicas, biológicas e nucleares
20/11/2008 - 08:17

A diretoria da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep/MCT) aprovou projeto não-reembolsável no valor de R$ 7,65 milhões para a implantação de infra-estrutura laboratorial de defesa química, biológica, radiológica e nuclear (conhecida como QBRN).

Os recursos são destinados para a Fundação Ricardo Franco, no Rio de Janeiro (RJ), ligada ao Instituto Militar de Engenharia (IME), parte do Sistema de Ciência e Tecnologia do Exército. O projeto terá como executor o Centro Tecnológico do Exército (Cetex). Veja aqui detalhes da resolução. 

O projeto visa a desenvolver, com tecnologia nacional, o poder de defesa e de sobrevivência em um cenário envolvendo ameaça de origem química, biológica ou nuclear, aumentando a capacidade tecnológica instalada para as ações de defesa, envolvendo laboratórios, sistemas, materiais, equipamentos e fármacos. 

Com esse investimento, pretende-se aumentar a capacidade de resposta do sistema de defesa do Brasil a desastres envolvendo agentes QBRN, promovendo pesquisa e desenvolvimento de tecnologias de interesse da Segurança Nacional.

Esplanada dos Ministérios, Bloco E,
CEP: 70067-900, Brasília, DF Telefone: (61) 2033-7500
Copyright © 2012
Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação