Ao lado do governador Marcelo Miranda, Sergio Rezende inaugura Centro Tecnológico em Palmas
O ministro da Ciência e Tecnologia, Sergio Rezende, participou ontem (4) da inauguração do Centro Tecnológico Agroambiental e Industrial da Universidade Federal de Tocantins (UFT), em Palmas (TO). A cerimônia marcou também a inauguração simbólica de outros dois Centros Tecnológicos localizados nas cidades de Gurupi e Araguaína, que ficam no interior do estado. Na cerimônia, que teve a presença do reitor da UFT, Alan Barbiero, e de autoridades locais, também foi anunciada a instalação, em Araguaína, do primeiro doutorado em bovinocultura do Tocantins.
Em entrevista coletiva o ministro Sergio Rezende destacou a importância dos R$ 8 milhões investidos no Centro, que será um referencial para o ensino, a pesquisa e a extensão em Tocantins. Integram a unidade diversos laboratórios nas áreas de engenharia de alimentos, biocombustíveis e fitoterápicos.
"O Ministério da Ciência e Tecnologia vem contribuindo há alguns anos para o fortalecimento da UFT, com a destinação de R$ 2,2 milhões para a construção dos centros de Agricultura Tropical, em Gurupi, e do de Bovinocultura, em Araguaína. Somando-se com os investimentos em Palmas, vamos potencializar trabalhos estratégicos que colocam a UFT como instituição de excelência em pesquisas nas áreas de agroenergia, ambiental, ciências da alimentação e fitoterápicos", ressalta o reitor da UFT, Alan Barbiero.
O Centro Tecnológico Agroambiental e Industrial da UFT abriga laboratórios na área de engenharia de alimento em microbiologia de alimentos, instrumentação científica, tecnologia de frutas e hortaliças, tecnologia de leite e derivados, tecnologia de carnes e derivados, tecnologia em panificação, operação unitária e segurança alimentar, e de análise sensorial.
O núcleo de Bioenergia comporta a primeira usina de produção de álcool de batata-doce do País. O Centro tem ainda unidades voltadas para a pesquisa de fitoterápicos. A unidade tem um laboratório - em parceria com a Petrobras - para obtenção de biocombustível a partir do lodo residual e biomassa de uma forma geral.
Com informações da UFT