A diretora acadêmica da Obmep, Suely Druck, recomenda que os alunos façam a prova toda
Os estudantes selecionados na primeira etapa das Olimpíadas Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep), têm provas finais marcadas para sábado (8) em todo o País. Dos mais de 18 milhões que realizaram as primeiras provas, 800 mil alunos foram selecionados para a 2ª etapa.
Os 5% dos alunos que tiveram melhor desempenho, realizam agora, a prova de situações problemas. Para a diretora Acadêmica da Obmep , Suely Druck, é importante que os alunos tentem resolver todos os itens. Ela aconselha aos estudantes que não se detenham por muito tempo nas questões que encontrarem mais dificuldade e que procurem responder o máximo de questões até o final do tempo de prova. "Tudo que o aluno escrever de certo na prova é considerado", lembra ela.
Outro fator importante na opinião de Suely é que o aluno preencha corretamente a folha inicial da prova com nome e endereço legível, porque se ele fizer uma boa prova e ganhar uma bolsa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCT), a Obmep terá como localizá-lo. Esse ano o CNPq concede mais mil bolsas de estudos, totalizando 3 mil.
Avalindo as provas anteriores, Suley Druck comemora o fato do número de inscritos continuar crescendo, assim como o de escolas e municípios participantes. Isso, segundo ela, mostra que o interesse pelo certame se mantém mesmo já sendo a 4ª edição das Olímpiadas. O que cresceu também foi o número de solicitação de alunos e professores por material de apoio. Outro ponto importante no crescimento de inscritos é o incentivo com o acréscimo no número de bolsas de Iniciação Científica do CNPq.
As provas no sábado (8) serão realizadas em cerca de 7.500 Centros de Aplicação distribuídos por todo o País. Para cada escola participante da 2ª Fase da Obmep 2008 foram enviados, via postal: cartaz com informações, relação dos alunos classificados e cartão personalizado, com informações sobre o local de provas e o horário. Mais informação no Fala, Brasil! pelo número 0800 616161 ou na Obmep pelo telefone (21) 2529.5084