A palestra "Amazônia Marinha - potenciais impactos da indústria do petróleo nas zonas costeira e oceânica e os projetos Piatam Mar e Piatam Oceano" será o tema desta semana da programação dos Seminários Interdisciplinares do Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG/MCT). Aberto ao público, pesquisadores e estudantes, o encontro acontecerá nesta quarta-feira (29), às 16h, no auditório Paulo Cavalcante, no campus de pesquisa do MPEG, em Belém (PA).
Os Seminários Interdisciplinares do MPEG têm o objetivo de divulgar os projetos de pesquisa desenvolvidos no âmbito da instituição. Para falar sobre a pesquisa realizada na Amazônia Marinha, a programação terá a participação de Maria Emília da Cruz Sales, pesquisadora da Coordenação de Ciências da Terra e Ecologia do Museu (CCTE/MPEG) e coordenadora dos grupos de gestão dos projetos Piatam Mar e Piatam Oceano, que avaliam impactos da atuação da indústria petrolífera na costa e zona oceânica amazônicas.
Os projetos produzem informações sobre as populações, recursos naturais e os ecossistemas da costa e área oceânica amazônicas que são utilizadas pela Petrobras em ações de gestão ambiental e na definição de medidas preventivas frente a possíveis casos de acidentes envolvendo o transporte de óleo e derivados no litoral norte. Para isso, além de reunir conhecimentos produzidos sobre as áreas de estudos, eles geram produtos como as cartas SAO - mapas ambientais que revelam quais são as áreas mais sensíveis a acidentes com óleo e derivados.
Conheça aqui o projeto.