O ministro da Ciência e Tecnologia, Eduardo Campos, e o presidente da Agência Espacial Federal Russa, Anatoliy Perminov, assinam nesta segunda-feira (22) um memorando de entendimento voltado à cooperação em atividades espaciais.
O documento prevê o desenvolvimento de uma variante modernizada do Veículo Lançador de Satélites (VLS-1) com um estágio a combustível líquido, de outros lançadores com maior capacidade de lançamento que o VLS, satélites geoestacionários (utilizados, entre outros, para comunicações e navegação aérea) e de infra-estrutura espacial terrestre do Centro de Lançamento de Alcântara (CLA).
Esses pontos haviam sido discutidos e detalhados no encontro entre autoridades brasileiras e russas durante visita de uma comitiva à Rússia em outubro, que contou com a presença do presidente da Agência Espacial Brasileira (AEB/MCT), Sérgio Gaudenzi.
Serviço
Assinatura de memorando de entendimento entre o Ministério da Ciência e Tecnologia ? MCT e a Agência Espacial da Federação da Rússia a respeito do Programa de Cooperação na Realização da Atividade Espacial
Local: Palácio do Planalto, salão Leste
Data: 22/11
Horário: 12h20